De repente, aquela pele macia do bebê ou da criança se enche de manchinhas vermelhas – e a cabeça dos cuidadores pode se encher de preocupação. O que será essa vermelhidão toda? É provável que seja brotoeja.
Antes de tudo, vale ressaltar: brotoeja é uma condição muito comum nos pequenos, é passageira e uma resposta natural do organismo.
Continue lendo para entender as causas, os sintomas e saber como prevenir a brotoeja, além de outras doenças que também deixam manchas vermelhas em crianças.
Outras manchas vermelhas na pele do bebê
O que é brotoeja?
Brotoeja é o nome popular para uma dermatite inflamatória chamada miliária, que acontece quando as glândulas sudoríparas são obstruídas e impedem a saída de suor do corpo.
Ela aparece em forma de pequenas bolhas de água e erupções na pele, que podem ser avermelhadas ou transparentes, geralmente no tronco, axilas, pescoço e dobras do corpo.
Os fatores que mais favorecem brotoejas são ambientes quentes e úmidos, o excesso de roupas, pele ressecada e até mesmo febre alta. Por isso, a melhor forma de prevenir a inflamação é evitar essas situações.
Procure deixar a criança brincar e dormir em espaços bem ventilados e com roupas de algodão ou fibra natural sempre que possível.
¿ Adultos também podem ter brotoeja, mas ela é mais comum em crianças porque na infância o organismo ainda está em desenvolvimento e os poros glandulares se obstruem com mais facilidade.
A brotoeja é inofensiva para bebês e crianças, desde que tratada corretamente. Ela pode causar coceira, queimação e, em alguns casos mais graves, apresentar um aspecto purulento que não melhora com o tempo. Portanto, caso o incômodo persista, é importante buscar orientação com pediatra.
Outras manchas vermelhas na pele do bebê
Nem toda vermelhidão na pele das crianças é brotoeja. Existem algumas doenças que também são frequentes na infância, com sintomas parecidos.
Vale ficar de olho em sinais de:
Dermatite atópica |
Também chamada de eczema atópico, é caracterizada pela coceira excessiva e manchas na pele. Os sintomas podem aparecer e desaparecer de uma hora para a outra, deixando a pele seca e sensível.Em bebês, acomete geralmente a face e o couro cabeludo. A condição é recorrente em membros da família com o mesmo problema, mas não é contagiosa. |
Exantema |
Exantemas são erupções normalmente vermelhas na pele (devido a dilatação dos vasos sanguíneos), mas também podem ser manchas planas ou pequenas vesículas.Eles podem ser causados por doenças exantemáticas infecciosas, como sarampo, rubéola, catapora e escarlatina. Já o exantema súbito, ou roséola, é uma doença viral que tem como um dos sintomas as mesas erupções vermelhas na pele.Há também os exantemas de causas alérgicas, que variam de acordo com os alérgenos aos quais a criança é sensível e se manifestam em forma de urticária ou pequenos caroços na pele. |
Doença mão pé boca |
O nome faz jus aos locais onde as manchas vermelhas costumam aparecer. Antes delas, ocorrem os sintomas de uma virose, e só depois aparecem as manchas, bolhas e aftas.Essa doença tem origem viral e é comum até os 5 anos de idade, quando o sistema imunológico ainda é imaturo.A transmissão acontece por meio do contato com outras crianças contaminadas com o vírus, bem como suas fezes e saliva. |
Leia aqui sobre o período de puerpério e dicas para uma rede de apoio que faz a diferença para uma recém-mãe.
Fontes: SBD | SPSP | SBP | UFMG | Hospital Sabará