Originária da região dos Andes e cultivada principalmente no Peru, Chile, Bolívia e Argentina, a quinoa tem tamanho valor nutricional que recebeu até um apelido curioso: “cereal dos deuses”. Apesar disso, ainda não é tão presente nas refeições brasileiras.
Então, que tal descobrir motivos para incluir o alimento na sua rotina?
O que é a quinoa?
A quinoa é uma semente com características semelhantes com a dos cereais tradicionais como o arroz e o trigo, por isso é conhecida como um pseudocereal.
O destaque vai para o seu alto teor de proteínas, fibras, vitaminas e minerais, o que a torna um dos alimentos mais completos para quem busca uma alimentação equilibrada.
Além disso, ela é livre de glúten e pode ser uma excelente aliada para quem tem restrições alimentares ou busca reduzir o consumo de ultraprocessados.

Curiosidade: a quinoa foi considerada pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) como um alimento estratégico para combater a fome e a desnutrição no mundo.
Quais os benefícios da quinoa?
Aqui vão alguns motivos de peso para dar uma chance a esse grãozinho poderoso:
1 – É rica em proteína vegetal
A quinoa é uma excelente fonte de proteína completa, oferecendo os aminoácidos essenciais. Isso a torna especialmente valiosa para vegetarianos e veganos, mas é benéfica para qualquer pessoa que deseje manter uma alimentação mais nutritiva.
2 – Possui ação antioxidante
Com compostos que combatem os radicais livres, a quinoa ajuda a proteger as células do organismo contra o envelhecimento precoce e doenças como diabetes e problemas cardiovasculares.
3- É rica em fibras
Além de favorecer a saúde do intestinal, as fibras presentes na quinoa prolongam a saciedade, ajudam no controle da fome e equilibram os níveis de colesterol. Lembrando que quanto maior o consumo de fibras, maior deve ser o consumo de água!
4- Possui baixo índice glicêmico
Ideal para quem busca controlar os nível de açúcar no sangue, a quinoa é uma ótima opção para pessoas com diabetes.
5- Contém ferro e zinco em sua composição
Dois minerais essenciais para o funcionamento do metabolismo, a imunidade e a cicatrização. Além disso, o ferro é indispensável para o transporte de oxigênio no sangue.
6- Contém ômega-3 e ômega-6
Esses ácidos graxos contribuem para o bom funcionamento do coração e do cérebro, e ajudam a reduzir inflamações no organismo.
7- É amiga da digestão
Por ter textura firme, a quinoa estimula a mastigação, ajuda na digestão e pode ser uma aliada no controle do apetite.
Como preparar a quinoa?
Além de nutritiva, a quinoa é extremamente versátil na cozinha. Pode ser consumida de várias formas:
- Cozida, no lugar do arroz tradicional (vai bem em saladas e risotos);
- Em flocos, misturada a frutas, iogurte ou vitaminas;
- Na forma de farinha, em receitas como pães, panquecas e bolos;
- Como quibe, em substituição ao trigo.
Dica de preparo:
Antes de cozinhar, lave bem a quinoa em água corrente fria, esfregando com as mãos. Isso ajuda a eliminar as saponinas, substâncias naturais que podem deixar um gosto amargo. Depois disso, cozinhe em água (duas partes de água para uma de quinoa) por cerca de 15 a 20 minutos, como se fosse arroz. Dá até pra refogar com alho, cebola e temperos naturais para realçar o sabor.
Evite consumir a quinoa crua: além de ter menor aproveitamento dos nutrientes, pode causar desconfortos intestinais.
Quinoa no café da manhã, almoço ou jantar?
Sim, sim e sim! A quinoa combina com qualquer refeição. Você pode usá-la para turbinar o café da manhã, substituir o arroz no almoço ou dar um toque saudável e criativo ao jantar.
Que tal começar agora? Aprenda e experimente esta receita saborosa em que a quinoa é a estrela:

Fontes: ABM (1, 2) | Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo JorgeMedical News Today