O que passa pela sua cabeça quando você pensa em festa junina? Quadrilha, fogueira, casamento caipira e… comidas típicas! As guloseimas sempre presentes nos arraiás são parte fundamental dessa festa, e fica difícil resistir ao tanto de opções saborosas. Tão difícil que, às vezes, acabamos exagerando na comilança. Mas é possível buscar um equilíbrio para aproveitar muitas dessas delícias, sem deixar de preservar a sua saúde.
Os alimentos típicos das festas juninas são, em geral, a base de milho, amendoim, coco, batata doce e mandioca. O problema é quando esses preparos levam outros ingredientes que podem elevar seu valor calórico, com muito açúcar ou sódio, por exemplo. Por isso é importante ter atenção e consumir com moderação. Em contrapartida, muitas outras iguarias são naturais e também muito nutritivas, permitindo substituir ou adaptar receitas para tornar a festança mais saudável.
Alternativas mais saudáveis para saborear no arraiá
Além de terem tudo a ver com festa junina, esses alimentos estão entre as opções mais nutritivas. Ainda assim, vale reforçar a importância de consumir sem exageros:
- 
Milho verde cozido 
- 
Pinhão 
- 
Curau 
- 
Pipoca de panela 
- 
Canjica caseira 
- 
Amendoim 
- 
Cuscuz 
- 
Batata doce 
- 
Abóbora 
Dicas para preparar e consumir as receitas
A lista de comidas típicas das festas juninas vai muito além dos alimentos citados, então se atente a essas dicas e saboreie essas delícias com consciência:
- 
Modere o uso do sal 
- 
Reduza o açúcar e tente substituir o refinado pelo mascavo ou demerara 
- 
Priorize o uso de ingredientes in natura ou minimamente processados 
- 
Saboreie os pratos sem pressa, e assim poderá se sentir mais saciado ingerindo menos comida 
- 
Preste atenção nas condições de armazenamento, preparo e manipulação dos alimentos 
- 
Aproveite a festa para colocar o seu corpo em movimento: dance, pule, brinque! 
 
			 
             
            