1) Envolver outros sentidos além do sabor
Para uma criança, provar um alimento desconhecido às vezes pode ser intimidante. Ao engajar a criança na preparação, é possível explorar outros sentidos além do sabor. Isso ajuda a construir associações positivas com os alimentos. Amassar a massa, lavar verduras, organizar a salada nos recipientes e separar grãos de feijão são algumas das opções e ideias de inspiração que envolvem o contato com a textura dos alimentos.
2) Aproveitar a oportunidade de cozinhar para ensinar
Há tantas lições que podem ser ensinadas durante o preparo dos pratos. Conceitos matemáticos como contagem, medição e frações podem ser exemplificados ao observar uma receita. Explicar como determinados alimentos podem ajudar o nosso organismo a manter-se saudável é uma excelente forma de falar de ciência. Além do mais, seguir uma receita do começo ao fim ajuda a construir as habilidades para planejar e completar projetos.
3) Tornar o preparo das refeições um hábito familiar
A refeição da família pode começar no momento de preparar os alimentos. É uma oportunidade de reforçar a herança cultural e relembrar pratos que têm sido preparados ao longo de gerações. Incentive as crianças a encontrar novas receitas para adicionar ao cardápio. Cozinhar juntos e priorizar a escolha de alimentos saudáveis são ótimas maneiras de entusiasmar por meio do exemplo, fortalecendo o compromisso da família com um estilo de vida saudável.
4) Ensinar sobre segurança
Uma criança de quatro anos, por exemplo, pode não estar pronta para saltear vegetais sobre uma panela quente, mas pode ter habilidades motoras suficientes para lavar frutas ou organizar a salada. Mantendo a segurança em mente, não é difícil identificar atividades ideais para envolver as crianças na cozinha, independentemente da faixa etária. Ensine sobre a importância de manterem-se seguras enquanto cozinham, mostrando-lhes como segurar os utensílios, usar luvas de forno para proteger as mãos do calor e como ligar e desligar os aparelhos com segurança. É essencial supervisionar todas as atividades da criança na cozinha.
5) Incentivar a cooperação
As crianças podem ajudar a fazer a lista de compras e encontrar os itens no supermercado. Ao cozinhar, decidam em conjunto quais ingredientes adicionar para melhorar o sabor. Fale sobre como as pessoas apreciam gostos diferentes e compartilhe suas preferências. Faça com que as crianças se reconheçam também como responsáveis pelo preparo, isso ajuda para que fiquem empolgadas no momento de saborear as refeições.
Texto: Rafaela Fusieger / Ilustração: Ana Carla Bortoloni