Pequena no tamanho e poderosa nos benefícios, a chia (Salvia hispanica L.) é uma semente rica em nutrientes conquistou espaço entre quem busca uma alimentação mais equilibrada.
Mas você sabe exatamente o que a chia oferece? E como incluí-la no dia a dia? Leia mais para descobrir a resposta para essas e outras perguntas!
1. Afinal, o que é a chia?
A chia é uma semente originária da América Central e é considerada um alimento funcional. Segundo a Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TACO), é rica em proteínas de boa qualidade, fibras solúveis e insolúveis, minerais como cálcio, magnésio e fósforo, e antioxidantes naturais. Por causa dessa composição, o consumo regular da chia pode oferecer benefícios como:
- Saciedade prolongada;
- Bom funcionamento intestinal;
- Controle dos níveis de glicose e colesterol;
- Prevenção de doenças cardiovasculares e metabólicas.
2. A chia é fonte de ômega-3?
Sim, a chia é rica em ômega-3 – um tipo de gordura importante para a nossa saúde, mas que nosso corpo não produz. Isso significa que, além de todos os benefícios já citados, a chia também contribui para:
- Redução nos processos inflamatórios;
- Proteção cardiovascular;
- Apoio à saúde cerebral;
- Auxílio na regulação hormonal;
- Melhora da função imunológica;
- Ajuda no combate a asma e alergias;
- Melhora na fluidez e funcionalidade das membranas celulares.
Entretanto, é importante lembrar que o ômega 3 presente na chia é de um tipo vegetal, um pouco diferente das formas ativas do que está presente nos peixes. Portanto, a chia é uma excelente fonte de ômega 3, mas, em uma alimentação tradicional, não substitui completamente o ômega-3 marinho.
Mas fique tranquilo: caso sua alimentação seja vegetariana ou vegana e você não consuma peixes, a chia pode ser, sim, uma boa forma de incorporar o ômega-3 na rotina, ok?
3. Como consumir a chia no dia a dia?
Com tantos benefícios e por ser muito versátil, existem várias formas de incluir a chia na alimentação. Veja algumas ideias:
- Bebidas: adicione 1 colher (sobremesa) de chia em seu suco ou vitamina. Após alguns minutos, a semente forma um tipo de gel natural que colabora para a sensação de saciedade.
- Café da manhã: polvilhe a chia sobre iogurtes e saladas de frutas.
- Preparações culinárias: misture a chia em receitas de panquecas, bolos e pães para enriquecer o teor de fibras.
- Em sobremesas: experimente o pudim de chia, uma sobremesa saudável, muito nutritiva e feita com poucos ingredientes. Confira aqui a receita completa.
Vale lembrar que para que as fibras possam agir no organismo da forma correta é muito importante se manter bem hidratado, hein?
4. A chia pode substituir o ovo em receitas?
Sim! E, acredite, é mais fácil do que parece!
Acabamos de ver alguns dos diversos usos da semente na alimentação e essa é mais uma opção para incluir na rotina: substituir o ovo por chia no preparo de bolos e receitas, funcionando como agente de ligação dos ingredientes.
Como preparar:
Misture 3 colheres (sopa) de água para cada colher (sopa) de chia e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Essa quantidade substitui 1 ovo em uma receita.
Essa substituição é uma ótima opção para pessoas veganas ou que não consomem ovos por restrições médicas, como alergias, e pode ser uma alternativa muito interessante para quem busca aproveitar bolos e outras delícias com maior ingestão de fibras.

Você acabou de descobrir mais sobre um alimento funcional super versátil para incluir na rotina alimentar. Que tal testar novas receitas e aproveitar tudo que essa pequena semente pode oferecer?
Fontes: Brazilian Journal of Food Technology, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1, 2), Universidade Federal de Viçosa – UFV, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Guia Alimentar para a População Brasileira