Saúde em Pauta

/
Prevenção e tratamento de doenças
Publicação 01 jan 2020
Atualização 28 jan 2025

Dor no calcanhar: você conhece a Doença de Sever?

A prática de atividade física é importante em todas as fases da vida. Porém, o excesso também pode ser prejudicial para adultos e, principalmente, crianças. Isso quer dizer que a prática de esportes em excesso durante a infância e pré-adolescência, pode causar dores e incômodos. Um bom exemplo disso é a Doença de Sever, também conhecida como apofisite do calcâneo. A doença é muito comum em crianças durante a fase de crescimento, em especial aquelas que são muito ativas. Ou seja, se além das aulas de educação física, que é de praxe, as crianças praticam modalidades de grande impacto como futebol, vôlei, basquete, ginástica rítmica, podem vir a desenvolver a doença.

A Doença de Sever precisa ser observada e tratada, pois é a causa mais comum de dor no calcanhar em atletas jovens. Essa inflamação dolorosa da placa de crescimento da apófise do calcanhar, pode ser causada por microtraumas repetitivos a partir da tração do tendão de Aquiles na apófise. 

De acordo com os especialistas, essa placa está localizada no final de um osso em desenvolvimento na região do calcanhar, onde as células da cartilagem mudam ao longo do tempo para células ósseas. Quando isso ocorre, as placas de crescimento se expandem e se unem, e é assim que os ossos crescem. 
Mas, quem sofre com a apofisite do calcâneo pode ter dor na parte traseira do calcanhar, que piora com o impacto e melhora com o repouso. 


Crianças e pré-adolescentes são os principais alvos

A doença costuma aparecer mais entre crianças e pré-adolescentes, que estão na fase do famoso estirão. Esse crescimento pode começar a qualquer momento, mas é mais comum entre oito e 13 anos para meninas; e entre dez e 15 anos para meninos. A doença dificilmente tem seus sintomas em adolescentes mais velhos, porque a parte de trás do calcanhar geralmente acaba crescendo até os 15 anos, quando endurece e os ossos crescentes se fundem em um osso maduro.


Principais causas

  • Esportes de salto e corrida, como futebol, basquete, vôlei, ginástica rítmica e outras modalidades de alto impacto
  • Calçado sem amortecimento
  • Encurtamento posterior, principalmente, do tendão de Aquiles
  • Padrão de crescimento acima da média, quando os ossos geralmente crescem mais rápido do que os músculos e tendões

 

Principais sintomas

A queixa mais frequente é a dor em toda a borda do calcanhar, que faz com que a criança passe a apoiar mais o peso do corpo na parte lateral do pé. Mas há outros similares, tais como:

  • Dor no calcanhar em um ou ambos os lados
  • Dor provocada quando o calcanhar é comprimido ou alongado
  • Vermelhidão e até mesmo inchaço local
  • Por conta do incômodo, a pessoa passa a andar na ponta dos pés

 

Tratamento e repouso

/wp-content/uploads/2024/12/meninas-jogando-volei.jpg

O tratamento para a Doença de Sever é apenas para diminuir a inflamação e aliviar os sintomas de dor e desconforto, pois a cura vem com o tempo. Mas, a recomendação médica costuma ser a seguinte:

  • Repousar e diminuir a frequência das atividades esportivas de alto impacto
  • Colocar compressas geladas ou gelo no calcanhar por 10 a 15 minutos, três vezes ao dia ou após atividade física
  • Usar palmilhas especiais que acomodam melhor o calcanhar
  • Evitar andar descalço, mesmo em casa

Quando a dor não melhora com esses cuidados, o médico pode receitar o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, e ainda recomendar uma avaliação ortopédica para eventual necessidade de o paciente usar suporte do arco e/ou tênis e chuteiras novas.