O limão é um velho conhecido das cozinhas brasileiras – seja como tempero, na preparação de pratos doces e salgados ou no famoso suco refrescante. Além de saborosa, a fruta é frequentemente apontada como uma grande aliada da saúde, mesmo quando muitas dessas afirmações não possuam comprovação científica.
Mas, afinal, o que é verdade e o que não passa de mito quando falamos sobre os benefícios do limão? Neste artigo, esclarecemos as principais dúvidas, com informações confiáveis e baseadas em ciência!
O limão possui efeito detox?

Apesar de ser rico em compostos antioxidantes, como a vitamina C e os flavonoides, o limão sozinho não elimina substâncias tóxicas no organismo. Embora não seja considerado um alimento detox, a fruta pode ajudar na detoxificação, na redução do inchaço e na sensação de saciedade.
O processo de desintoxicação depende do bom funcionamento de órgãos como fígado e rins, além de um conjunto de hábitos saudáveis, e não de um único alimento.
Tomar água morna com limão emagrece?
Essa é uma das crenças mais populares, mas não há comprovação científica de que limão com água morna em jejum promova emagrecimento.
O que auxilia na perda de peso é o equilíbrio entre alimentação saudável, déficit calórico e prática regular de atividades físicas.
O limão ajuda na digestão?
O ácido cítrico presente no limão estimula a produção de enzimas e fluidos digestivos, facilitando o processo de digestão, especialmente quando consumido antes das refeições.
O limão combate a gordura no organismo?
Apesar do fato do limão auxiliar na digestão, como explicado no tópico acima, isso não impede ou afeta a absorção de gordura.
Reduzir a ingestão calórica e manter uma rotina ativa são as estratégias realmente eficazes para controlar o acúmulo de gordura corporal.
O limão fortalece o sistema imunológico?
Apesar da laranja ser o primeiro pensamento quando falamos em vitamina C, o limão também é uma fonte desse nutriente. A vitamina C atua como antioxidante, protegendo as células e fortalecendo as defesas do organismo, por isso, o limão pode, sim, contribuir para a manutenção do sistema imunológico.
Vale lembrar, no entanto, que essa vitamina não é capaz de impedir infecções isoladamente. Seu efeito é coadjuvante dentro de uma alimentação equilibrada.
Água morna com limão acelera o metabolismo?
Se você tem esse hábito, temos uma notícia que pode mudar a sua rotina…
A crença de que água morna com limão acelera o metabolismo e promove queima de gordura não tem respaldo científico.
Isso porque a temperatura da água não gera efeitos significativos no gasto calórico, e o limão não possui propriedades termogênicas. Então, que tal resolver focar em hábitos que, de fato, fazem bem ao seu corpo, como uma boa caminhada matinal?
A dica é desconfiar de soluções milagrosas
O limão, sem dúvida, é um aliado da saúde. Ele oferece diversos benefícios, desde que seja inserido em uma alimentação variada e equilibrada.
A fruta não vai resolver problemas de saúde por conta própria ou substituir o acompanhamento de um médico – mas isso não quer dizer que não possa ter um grande papel na sua alimentação!
E por falar em alimentação, que tal aproveitar essa receita de Frango assado ao limão e alecrim e ter a prova de que, no quesito sabor, o limão pode, sim, fazer a diferença. E não se esqueça: a chave para uma vida saudável está no conjunto dos hábitos, e não em soluções isoladas!
Se você gosta de incluir limão na sua rotina, siga em frente. Mas tenha em mente que equilíbrio é tudo.
Fontes: Conselho Federal de Nutrição, Revista ABM, Jornal USP