Você sabe o que é menarca? Esse é o nome dado à primeira menstruação experimentada por uma menina, assinalando o fim da puberdade e o início da fase reprodutiva.
É fundamental que as meninas estejam preparadas para a menarca, tanto em termos de conhecimento sobre o ciclo menstrual e higiene íntima, quanto em relação ao suporte emocional necessário durante essa transição para outra etapa da vida.
Conversas abertas sobre o assunto, acompanhamento médico adequado e acesso a produtos de higiene menstrual são essenciais para garantir que elas se sintam confortáveis e confiantes nesse momento de transformação.
Primeiros sinais da menarca
A menarca é considerada um evento fisiológico importante no desenvolvimento feminino. Geralmente, acontece nas meninas entre os 9 e 16 anos de idade, mas isso pode variar muito devido a fatores individuais, como genética, nutrição e condições de saúde.
O início da ocorrência de acne, sudorese com certo odor, além do aumento das mamas e dos pelos pubianos e nas axilares, são sinais de que a menarca está chegando.
Qual a diferença entre menarca e menstruação?
Enquanto a menarca refere-se ao evento da primeira menstruação, a menstruação em si diz respeito à eliminação cíclica de sangue e tecidos do útero pelo canal vaginal.
Na maioria das vezes, a menstruação dura de três a sete dias e ocorre em ciclos com 21 a 35 dias de intervalo, mas é muito comum que eles sejam irregulares nos primeiros anos após a menarca.
Dicas de cuidados com a menstruação
Uma dica importante tanto em conversas que antecedem a primeira menstruação, quanto quando ela acontece, é instruir as meninas sobre a higiene íntima durante o período. Entre os principais cuidados a serem adotados nessa fase, destacam-se:
- A realização da troca regular dos absorventes – além de evitar irritação e mau cheiro, a prática garante mais conforto. O ideal é optar por absorventes que se adaptem bem ao corpo e à intensidade do fluxo, observado sempre as orientações de troca recomendadas pelo fabricante.
- Manter uma higiene íntima adequada – é muito importante realizar a limpeza da região sempre que necessário, usando água em abundância e mantendo-a seca, pois a umidade excessiva pode favorecer o crescimento de fungos e bactérias.
É comum apresentar secreções vaginais de coloração clara e sem cheiro que podem variar de acordo com cada fase do ciclo menstrual e com a idade.
No entanto, se houver uma mudança significativa na cor, intensidade e odor da secreção, acompanhada de sintomas como coceira, ardor ou desconforto, é recomendável buscar avaliação médica para investigação e tratamento adequado.
Como lidar com as cólicas e a TPM?
Junto das mudanças corporais e de rotina, o ciclo menstrual carrega uma mudança significativa na carga hormonal das meninas, podendo desencadear mudanças hormonais e períodos de desconforto. É essencial compreender que cólicas e tensão pré-menstrual (TPM) fazem parte do ciclo e podem variar muito de uma mulher para outra.
As cólicas são comuns e não costumam indicar um problema grave. Embora essas dores possam ser desconfortáveis, medidas simples, como o uso de compressas quentes no abdômen podem ajudar a aliviar.
Já os hormônios liberados pelo corpo durante o período que antecede a menstruação podem afetar o humor e a sensibilidade de meninas e mulheres, tornando-as mais suscetíveis a irritação, tristeza e cansaço, e a sintomas físicos, como dores no corpo, por exemplo. A famosa TPM.
Uma boa estratégia é se preparar para essas fases conhecendo o próprio ciclo menstrual e investindo no alívio de sintomas típicos dessa fase.
Dedicar tempo no autocuidado é uma poderosa ferramenta para promover a saúde feminina e garantir um melhor gerenciamento do ciclo menstrual. Estar informada e preparada para essa fase é fundamental para uma transição saudável e tranquila.
E se você já passou por isso, converse a respeito com as meninas que fazem parte da sua vida! Clique aqui e saiba mais sobre saúde da mulher.