Saúde em Pauta

/
Cuidados específicos
Publicação 23 jun 2020
Atualização 28 jan 2025

A importância da água no corpo humano: tire todas as suas dúvidas

 

Ninguém vive sem água. Ela é indispensável para a vida humana e nosso corpo é composto em sua maior parte por essa substância.

 

A fórmula é simples: uma molécula de água é feita pela ligação de dois átomos de hidrogênio a um de oxigênio: H20. Ainda assim, são tantos tipos de água no mercado, que, muitas vezes, o consumidor fica confuso. Confira aqui:

Os benefícios de beber água

mãe dar um copo de água para sua filha

 

Como 70% do nosso corpo é composto por água, manter-se hidratado é essencial para o funcionamento correto das funções de todo o nosso organismo. Segundo o Guia Alimentar Para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, a quantidade ideal de água a ser consumida varia conforme a idade e o peso da pessoa, mas, em média, o valor se mantém em aproximadamente 2 litros diários para adultos.

 

Para extrair todos os benefícios da hidratação, é essencial garantir que você esteja consumindo água da forma mais saudável possível. Ou seja: bebendo o líquido puro, aromatizado com frutas, em chás, sucos naturais ou até mesmo por meio de frutas. Entre os benefícios para o corpo, está comprovado que a água:

 

  • Regula a temperatura corporal
  • Auxilia na desintoxicação do corpo
  • Ajuda na absorção de nutrientes de outros alimentos
  • Deixa a pele mais bonita e hidratada
  • Auxilia no metabolismo celular, contribuindo para o emagrecimento
  • Previne o aparecimento de pedras nos rins
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Facilita a digestão de refeições

Os tipos de água existentes

uma mulher segura um copo com água na frente de um notebook

 

Podemos encontrar diversos tipos de água na natureza e eles são diferenciados de acordo com seu local de origem. Explicamos aqui quais são os tipos de água adequados para o consumo humano.

 

Água potável 

É o tipo de água que podemos consumir e é distribuída através das nossas torneiras. Ela é tratada e suas principais fontes de origem são riachos ou mananciais. Para ser caracterizada como livre de impurezas, a água potável precisa ser captada de uma fonte limpa e ter passado por um processo de tratamento.

 

Água mineral

É o tipo que possui maior quantidade de minerais em sua composição. Ela pode vir de uma fonte natural, mas as comercializadas podem ser mineralizadas artificialmente ao receberem minérios dissolvidos e outras espécies químicas em seu preparo. A água mineral natural costuma passar por diversos caminhos e regiões profundas.

 

Água doce

A água doce é encontrada em rios e lagos, mas não pode ser consumida imediatamente. Antes, é preciso passar por um processo de filtragem de bactérias, seja através de fervura ou outro método de tratamento.

 

Água filtrada

A água filtrada passa por uma série de processos para retirada de sujeiras e impurezas. Todos os tipos de água citados acima podem ser filtrados, o que torna o consumo ainda mais seguro.

 

O caminho da água no nosso organismo

uma mulher bebe água em uma garrafa ao ar livre

 

A água tem sua jornada dentro do corpo humano. Esse caminho começa no momento em que nosso cérebro avisa que precisa de água, quando sentimos sede, e vai desde a ingestão, a partir da boca, até chegar ao intestino delgado, passando pelo esôfago e o estômago.

 

Nosso corpo não é capaz de armazenar água, portanto, depois do consumo, ela é distribuída por todo o nosso organismo. Um copo d’água leva em torno de 30 a 60 minutos para percorrer todo o seu caminho, deixando um pouco de sua fórmula no sangue, que irá disseminar seus benefícios para todos os órgãos e músculos.

 

Lembre-se de ficar bem hidratado durante o dia, principalmente se você realiza muitas atividades que mantêm o corpo em movimento e com perda constante de líquidos. Caso contrário, tenha sempre à mão um copo ou uma garrafa de água e beba sempre que sentir sede. Seu corpo agradece e os benefícios serão notados, desde a sua pele até o seu desempenho nos esportes.

 

Texto: Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil

Revisão técnica: equipe médica da Unimed do Brasil