Se fosse uma pessoa, o sangue seria daquelas que não medem esforços para ajudar o próximo. Afinal, ele corre o tempo inteiro para manter vivos todos os outros órgãos e tecidos do corpo. Se fosse uma invenção científica, espantaria a todos por tudo o que é capaz de fazer. |
Felizmente, o sangue é produzido naturalmente pelo nosso próprio corpo. É seu espírito solidário que corre ininterruptamente em nossas artérias e veias e que pode inspirar mais pessoas a fazer o bem e compartilhar mais vida.
Este texto é um convite para entender mais sobre a função do sangue no organismo – e, no fim, testar seus conhecimentos sobre doação. Vamos nessa?
Neste texto, você vai ver:
Qual é a função do sangue no organismo?
Quiz: o quanto você sabe sobre doação de sangue?
Acesse nossa cartilha e saiba mais sobre os tipos sanguíneos
Você sabe tudo o que o sangue faz no nosso corpo?
O sangue é um tecido vivo, formado por uma parte líquida, o plasma, que é composto por água, sais e vitaminas, e por uma parte sólida, que são as células sanguíneas propriamente ditas: hemácias, leucócitos e plaquetas. É essa mistura, que nos adultos chega a aproximadamente 5 litros, a responsável por fazer a vida acontecer no nosso organismo.
Milhares de vezes ao dia, o sangue percorre o corpo inteiro através de vasos e artérias para abastecer todos os outros tecidos, músculos e órgãos com oxigênio e nutrientes. No caminho de volta, ele carrega resíduos e dióxido de carbono (CO2) pelas veias. No pulmão, troca o CO2 por mais oxigênio e então volta ao coração, onde recebe um novo impulso para recomeçar essa jornada incessante.
Essa função principal de “abastecer” e “limpar” o organismo é realizada pelo plasma e pelas hemácias (os glóbulos vermelhos do sangue). Mas, além disso, o sangue tem outras funções vitais realizadas pelas demais células sanguíneas.
Os leucócitos (glóbulos brancos) estão sempre atentos para defender o organismo em caso de invasão de elementos estranhos a ele, como vírus e bactérias. Já as plaquetas são responsáveis por coagular o sangue e estancar eventuais sangramentos.
Cada uma dessas células tem um tempo específico de vida. Os glóbulos vermelhos, por exemplo, vivem cerca de 120 dias. Mas, não se preocupe, todas elas estão sempre sendo renovadas! |
Onde o sangue se forma?
As células sanguíneas são produzidas na medula óssea, que é uma parte gelatinosa presente nos ossos, como vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Nas crianças, ossos longos como o fêmur também são capazes de produzir sangue.
A produção começa a partir de uma célula-tronco, que se divide e se transforma num dos três grupos (hemácias, leucócitos e plaquetas). Quando estão maduras, elas adentram a rede de vasos sanguíneos e substituem as células que já cumpriram seu ciclo de vida.
E sabe o que é mais incrível? |
A vida que corre em nossas veias pode ser compartilhada com outras pessoas e salvar vidas além da nossa! |
Aliás, a cada doação, estima-se que até 4 vidas podem ser salvas!
QUIZ: O quanto você sabe sobre doação de sangue?
Apesar de tantas campanhas para a doação de sangue, muitas pessoas deixam de doar por causa da desinformação causada pela propagação de mitos a respeito do processo. Para ver se você já está por dentro dos requisitos para a doação, elaboramos um quiz com cinco perguntas e respostas.
Confira e convide mais gente para participar dessa rede de solidariedade!
Fontes: Pró-Sangue | Pró-Sangue | Hemoninas