Saúde em Pauta

/
Saúde Sexual
Publicação 10 nov 2015
Atualização 29 jan 2025

HIV/Aids: você já fez o teste?

O último Boletim Epidemiológico HIV-Aids, divulgado pelo Ministério da Saúde calcula que 530 mil pessoas vivam com HIV/Aids no país. Desse número, estima-se que 135 mil não sabem ou nunca fizeram o teste. Quanto aos óbitos, são registrados 11,5 mil casos por ano. Os dados são alarmantes, afinal, o desconhecimento sobre o diagnóstico é um dos maiores aliados do aumento no número de casos e também de mortes. Quanto mais precocemente a presença do vírus for detectada, mais eficiente poderá ser o tratamento e o cuidado com as medidas para evitar que mais pessoas sejam contaminadas. 

HIV x aids: conheça a diferença 

HIV: é a sigla em inglês do Vírus da Imunodeficiência Humana, causador da aids. Ele se instala nas células do sistema imunológico, prejudicando as defesas do organismo. Ser portador do HIV é diferente de ter aids. Existem pessoas que vivem anos com o vírus, sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, por isso a importância de realizar o teste de HIV/aids. 
Aids: a aids, sigla em inglês da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, se manifesta após a infecção do organismo humano pelo HIV. É o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico, deixa o organismo mais vulnerável a diversas outras complicações, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. 

ATENÇÃO: em ambos os casos, se não houver a devida prevenção, a pessoa infectada pode transmitir o vírus para outras pessoas. 

Teste gratuito

O Sistema Único de Saúde (SUS) fornece testes gratuitos nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Os exames podem ser feitos de forma anônima. O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue. Além do teste de laboratório, há o teste rápido que detecta os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo. 

Observação: na maioria dos casos, a sorologia positiva é constatada 30 dias após a exposição ao HIV. Esse período é chamado de janela imunológica. Se um teste de HIV é feito durante o período da janela imunológica, há a possibilidade de apresentar um falso resultado negativo. Portanto, é recomendado esperar mais 30 dias e fazer o teste novamente.

Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.