Que o ômega-3 é um grande aliado da saúde e bem-estar não é novidade… Mas você sabia que essa gordura também pode ajudar a combater o envelhecimento biológico?
Vem saber um pouco mais sobre o assunto e descobrir alguns alimentos para incluir na sua rotina alimentar.
Afinal, o que é o ômega-3?
O ômega-3 é um tipo de gordura composta por ácidos importantes para a nossa saúde. O problema é que o nosso corpo não tem a capacidade de produzir esse nutriente, sendo necessário obtê-lo no dia a dia por meio da alimentação.
Pensando assim, pode até parecer que, se o nosso corpo não produz, talvez não seja tão importante assim, certo? Nada disso!
Dê uma olhada em alguns dos benefícios do ômega-3:

- Redução de inflamações;
- Melhora na fluidez e funcionalidade das membranas celulares;
- Auxílio na regulação hormonal;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Melhora na capacidade de aprendizagem;
- Apoio no combate à asma e alergias;
- Melhora na função cardíaca.
Se essa lista ainda não te convenceu, o próximo tópico desse texto pode ser decisivo. Vamos lá?
Ômega-3 X Envelhecimento biológico

Segundo o estudo DO-HEALTH Bio-Age de fevereiro de 2025, o ômega-3 pode retardar o envelhecimento biológico – principalmente quando combinado à prática de exercícios físicos e ao consumo de vitamina D através da exposição ao sol da manhã (das 7h às 10h e a partir das 16h).
Isso pode acontecer por sua capacidade de reduzir inflamações e influenciar uma espécie de “relógio biológico” presente em nosso corpo, que indica quão envelhecido o organismo está.
Dessa forma, junto a todos os outros benefícios que o ômega-3 oferece para a saúde imunológica, vascular e genética, esse nutriente consegue tornar o ambiente celular mais saudável, desacelerando alguns processos relacionados ao envelhecimento.
Além do peixe, onde encontrar ômega-3?
- Nozes;
- Feijão;
- Soja;
- Chia;
- Linhaça;
- Óleo de canola.
Viu como pode ser fácil incluir na rotina alimentar esse nutriente tão importante?
Vale lembrar que existe também a suplementação de ômega-3 – como o óleo de peixe e o óleo de algas – mas a decisão final sobre o uso ou não desses suplementos deve sempre ser feita com uma supervisão médica e nutricional, combinado?
Fontes: Revista Nature Aging (1, 2), 11 alimentos ricos em ômega 3 e seus benefícios – ABNC, Tabela Brasileira de Composição de Alimentos , UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, Associação Bahiana de Medicina