Descrevê-la é fácil: redonda, verde por fora, vermelha por dentro e com muitas sementes.
A melancia é uma fruta com grande poder de saciedade, já que tem fibras e carboidratos. Normalmente associada a dias quentes, ela pode ser consumida sempre, pois é versátil!
No Brasil, a fruta é um sucesso, seja in natura, em sucos ou saladas. Por aqui, foram 514 toneladas de melancia vendidas apenas em 2019 (Prohort/Conab/Ceasas). Este fruto pode chegar a pesar mais de 20 kg, sendo a maior parte água: 90%. Ainda assim, é rica em nutrientes!
Incorporar a melancia na alimentação pode ser delicioso e bem nutritivo.
Quer saber como? Continue a leitura!
Benefícios da melancia
A melancia não tem gordura, tem poucas calorias e muitos nutrientes. Sua cor é avermelhada graças ao licopeno. Esse poderoso antioxidante reduz o colesterol, o que ajuda a prevenir certos tipos de câncer, como o de próstata.
Além disso, o licopeno combate radicais livres responsáveis pelo envelhecimento, é um anti-inflamatório e protege o DNA das células. A melancia também é rica em vitamina C, outro antioxidante. Destaque para sua proteção da imunidade e ação restaurativa da pele.
Outros nutrientes da fruta: magnésio, que é importante para a cicatrização, manganês, que ajuda o corpo a absorver nutrientes, e potássio, que regula a pressão arterial.
Quem nunca apelou para a melancia em um dia quente? Ela é uma ótima opção para se refrescar: Essa fruta hidrata, mas também sacia. A combinação de fibras alimentares e carboidratos é responsável por isso.
Como escolher
Agora que você já sabe o valor nutricional, que tal aprender a escolher uma melancia no mercado ou na feira?
Anote as dicas!
Cara boa: uma melancia em boas condições tem a casca firme e sem manchas escuras. Quando tiver manchas claras está tudo bem.
Maturação: para conferir se ela está madura ou não, é só dar umas batidinhas com os nós dos dedos. Se a fruta estiver verde, o som é metálico. Madura, o barulho é grave.
Cor: além de não ter manchas escuras na parte de fora, se você comprar a fruta fatiada, o interior deve ser vermelho. Quanto mais escuro o tom de vermelho, mais doce a fruta.
Dicas de consumo
Certo, você já está com a fruta em casa, mas o que fazer com ela? A primeira opção é consumi-la in natura. Pegue uma faca, corte em triângulos ou cubos – tanto faz! – e se delicie.
Outra possibilidade é fazer um suco: é só tirar a casca, remover as sementes com um garfo e depois colocar no liquidificador. Você também pode bater com elas. Nesse caso, é melhor coar! O suco de melancia pode ser misturado ao de outras frutas, como laranja, limão e acerola, para diferenciar o sabor. Adicione um pouco de gengibre, para um sabor mais picante.
Os pedaços de melancia também ajudam a dar textura e doçura a saladas verdes. Geleias, molhos, drinks e doces são outras receitas.
Com a casca, especificamente a parte branca, dá para fazer um doce! Similar ao de mamão verde, com açúcar, água, canela e cravo. Nesse caso, consuma com moderação para evitar o excesso de açúcar.
Que tal essa receita de dadinho gelados para refrescar a criançada nos dias quentes? Acesse aqui.
Fontes: Einstein | Instituto Adolfo Lutz | CATI