Saúde em Pauta

/
Cuidados específicos
Publicação 27 abr 2016
Atualização 28 jan 2025

Cuidados para evitar choques elétricos

Diferente do que tem se disseminado há anos, chinelos de borracha não previnem choques elétricos, principalmente os mais intensos, os chinelos são apenas um cuidado a mais em situações como o momento de trocar uma lâmpada. Informações equivocadas como essa estão entre as situações que geram o aumento constante do número de mortes ocasionadas por choque elétrico no Brasil. Em 2014, segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, 627 pessoas morreram, número 17% maior em relação a 2013. Das 627 mortes, 214 ocorreram em áreas residenciais (casas, apartamentos, chácaras, sítios ou fazendas). 

Quando uma pessoa é eletrocutada, os efeitos do choque no corpo variam conforme a frequência da corrente, percurso dela pelo corpo, duração da passagem e sensibilidade individual. Em casa geralmente a tensão varia entre 110 e 220 volts, o que pode ocasionar choque elétrico, queimadura, queda após o choque ou eletrocussão (morte por descarga elétrica). Já na rua os fios têm uma tensão de 15 mil volts, por isso sobreviver ao contato com a rede elétrica é praticamente impossível. Para minimizar riscos, diversas medidas preventivas podem ser postas em prática. 

Fique atento ao uso das tomadas 

Pare um instante para avaliar as tomadas da sua casa, é muito provável que você faça uso de um multiplicador de tomadas como “T” ou “benjamim” para conseguir utilizar mais de um eletrodoméstico ao mesmo tempo. Mas você sabe quantos equipamentos aquela determinada tomada suporta? Cada tomada de uma instalação possui uma potência máxima que consegue aguentar. Sempre que um multiplicador for utilizado e mais equipamentos ligados àquela tomada, caso a corrente fique acima da máxima calculada, aquele ponto do circuito pode não suportar, levando a um aquecimento dos fios e princípio de incêndio. 
 

Choque elétrico: medidas preventivas
 
 
Está com o corpo molhado e o chuveiro elétrico ligado? 
Não mude a chave de temperatura (quente/frio). Antes de fazer a troca desligue o chuveiro primeiro. Nunca toque em aparelhos elétricos quando estiver com as mãos ou o corpo molhado. 
 
 
 
Avistou um fio elétrico caído no chão? 
Não pise nele, principalmente se a queda foi consequência de uma tempestade. 
 
 
 
 
Precisa trocar uma lâmpada? 
Toque apenas na extremidade do suporte (de porcelana ou plástico) e no vidro da lâmpada elétrica. 
 
 
 
 
 
Tem crianças em casa? 
Vede todas as tomadas com protetores especiais ou um pedaço de esparadrapo largo. 
 
 
 
 
A pipa enroscou nos fios? 
Não tente tirá-la. Faça outra pipa. Jamais tente resgatá-la utilizando canos, vergalhões ou bambus. 
 
 
 
 
 
Um cabo de energia caiu em cima do seu carro e você está dentro do veículo? 
Não saia do veículo, pois você pode tomar um choque. Se por algum motivo o veículo estiver pegando fogo, abra a porta e pule com os pés juntos, o mais distante possível, sem tocar a lataria do carro. 
 
 
 
Você avistou um veículo que está com um cabo de energia caído em cima? 
Não encoste no veículo, pois ele poderá estar energizado. Não tente socorrer as vítimas que estiverem em contato com fios partidos, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros. 
 
 
 

Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni